Simone Kafruni
postado em 29/04/2015 15:56
O roubo de cargas no país custa R$ 1 bilhão por ano para o setor de transporte pesado e vem crescendo a cada ano. Em 2012, foram 14,6 mil ocorrências com perdas de R$ 960 milhões. Em 2013, última pesquisa encomendada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC, foram 15,2 mil ocorrências e R$ 1 bilhão em prejuízo.O assunto foi debatido na manhã desta quarta-feira (29/04) na Câmara dos Deputados durante o 15; Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas promovido pela NTC. De acordo com José Hélio Fernandes, presidente da entidade, a situação é tão grave que as seguradoras não estão mais fazendo seguros para as cargas mais visadas, como cigarros, medicamentos e eletroeletrônicos.
"O prejuízo é todo do transportador e do caminhoneiro. Tem empresa que nem está aceitando mais certas cargas. A incidência de ocorrências é muito maior no Sudeste, mas ocorre em todo o país. Com penas mais duras para receptadores de mercadorias, esperamos reduzir esse problema", afirmou.
No Sudeste, ocorreram 81,29% dos casos de roubos de cargas do país. Apenas em São Paulo,m foram 52,52% e no Rio de Janeiro, 23,33%. No Nordeste foram8,39% e no Sul 6,75%. Centro-Oeste e Norte são as regiões menos atingidas, com 1,93% e 1,64% dos casos respectivamente.
Durante a tarde desta quarta-feira (29/04), o Seminário aborda a questão trabalhista no transporte de cargas e avalia propostas de alterações da legislação, sobretudo a lei dos caminhoneiros. "Trazer o debate para Câmara tem sido decisivo. Esta é a 15; edição, sempre buscando contribuições dos parlamentares, soluções e ideias para melhorar o setor. Este momento, é particularmente efervescente por conta do movimento dos caminhoneiros", disse Fernandes.