Economia

Ata da reunião do Copom sugere juros ainda mais altos

O texto afirma que ''o cenário de convergência da inflação para 4,5% no fim de 2016 tem se fortalecido"

Paulo Silva Pinto
postado em 07/05/2015 10:59
A ata da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC) divulgada nesta manhã de quinta-feira (7/5) sugere tendência de continuidade da alta da taxa de juros básicas do país (Selic), até o fim do ano. De acordo com o texto, os integrantes do Copom veem avanços na convergência da inflação para o centro da meta de 4,5% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mas apontam a persistência de fatores contrários a isso. A reunião a que se refere a ata ocorreu na terça e na quarta-feira da semana passada.

O texto afirma que ;;o cenário de convergência da inflação para 4,5% no fim de 2016 tem se fortalecido". Antes, o Copom era mais vago em seus comunicados, mencionando apenas convergência em 2016.



[SAIBAMAIS]Ao mesmo tempo, o texto fala em ;;certa persistência da inflação, o que reflete, em parte, a dinâmica dos preços no segmento de serviços". Esses preços são muito influenciados pelo nível de emprego. O texto observa que "a estreita margem de ociosidade no mercado de trabalho tem se arrefecido, com alguns dados indicando o início de um processo de distensão nesse mercado". Em seguida, lembra, porém, que "é preciso ampliar o horizonte de observações".

Para analistas, a expectativa é de alta de pelo meno 0,25 ponto percentual na próxima reunião do Copom, marcada para junho, o que levaria a a Selic a 13,5% ao ano. Marcelo Carvalho, economista-chefe do banco BNP Paribas, espera 0,5 ponto de alta e mais 0,25 até o fim do ano ano, o que levaria a Selic para 14%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação