Economia

Empresa russa Rosneft assume o controle do projeto Solimões no Brasil

A empresa comprou 55% do projeto da bacia de gás de Solimões, na região amazônica no Brasil

Agência France-Presse
postado em 18/05/2015 08:33
Moscou - A empresa russa Rosneft anunciou nesta segunda-feira a compra dos 55% do projeto da bacia de gás de Solimões, na região amazônica no Brasil, que pertenciam à empresa High Resolution Technology (HRT), o que permitirá controlar a totalidade do projeto.

Avaliada em 55 milhões de dólares, a transação ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), o que deve acontecer nos próximos meses, segundo a Rosneft.

A jazida em questão, na bacia do rio Solimões, envolve 41.500 quilômetros quadrados. Os recursos em gás são avaliados em 800 milhões de barris equivalentes de petróleo, e as reservas de cru em 1,005 bilhão de barris de petróleo.

"A aquisição permitirá a Rosneft Brasil continuar com o programa de exploração em zonas isoladas e avançar no trabalho em conjunto com a Petrobras para aproveitar as reservas comprovadas de gás", explicou a Rosneft.



O grupo público russo, afetado pelas sanções ocidentais ligadas ao conflito da Ucrânia, destacou que o projeto Solimões estabelece sua presença no Brasil, "um país com grandes oportunidades de crescimento em exploração e produção e de sinergias com as atividades da Rosneft na Venezuela".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação