Economia

Tailândia e Brasil tentam fechar acordos bilaterais no setor alimentício

Uma delegação liderada pelo secretário de Comércio Exterior de Goiás está na Ásia analisando possíveis investimentos

Luisa Ikemoto
postado em 18/05/2015 21:15
Delegação brasileira no ministério do Comércio com a secretária da pasta

Tailândia - O embaixador da Tailândia Pitchayaphant Charnbhumidol declarou, nesta segunda-feira (18/5), que gostaria de duplicar o volume de exportação e importação entre o país asiático e o Brasil em quatro ou cinco anos. A declaração foi dada após o primeiro encontro oficial de uma missão do estado de Goiás que está na capital Bangcoc para tentar estreitar os laços comerciais entre as duas nações.


O secretário de Comércio Exterior de Goiás, William O;Dweyer, e um grupo de empresários da região e de São Paulo se encontraram hoje com a equipe do ministério da Indústria do país. Durante a reunião, foram apresentadas algumas condições de investimento, com foco na produção e exportação de alimentos.

Em geral, o encontro foi marcado por grande otimismo. ;A Tailândia e o Brasil são muito fortes na indústria alimentícia, mas produzem diferentes matérias-primas, então nós podemos combinar nossas forças;, explicou o ministro Chakramon Phasukavanich, apontando que os asiáticos também estão exportando muitas peças automotivas.

No ministério do Comércio, o grupo se encontrou a portas fechadas com representantes da pasta para discutir oportunidades de negócios entre os dois países. Nos próximos dias, a delegação irá participar de vários encontros com potenciais parceiros comerciais. Nesta quarta-feira (20/5), representantes de ambas as nacionalidades participarão de um seminário para pontuar de forma mais claras os benefícios e as implicações do comércio entre brasileiros e tailandeses.

Ainda como um esforço desta operação, uma comitiva do país oriental será recebida no Brasil em junho pelo secretário de Goiás para conhecer melhor empresários da região e estudar as opções de investimento do estado, que tem um dos maiores parques industriais do país, contando inclusive com montadoras de carros e se destacando na produção de etanol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação