Jornal Correio Braziliense

Economia

Juncker se nega a falar por telefone com Tsipras

A recusa aconteceu após o premiê grego Alexis Tsipras rejeitar as propostas dos credores de seu país

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, recusou-se a conversar por telefone com Alexis Tsipras neste sábado (6/6), depois que o premiê grego rejeitou duramente as propostas dos credores de seu país - relatou uma porta-voz da Comissão.

"Houve um pedido para uma conversa por telefone (...) Não aconteceu neste sábado", disse a porta-voz.

"O presidente Juncker e o primeiro-ministro Tsipras certamente entrarão em contato nos próximos dias", conforme acertado em uma reunião quarta-feira, 3 de junho, em Bruxelas, completou a assessora.

Nessa reunião, da qual também participou o diretor do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, Juncker apresentou a lista de reformas exigidas pelos credores da Grécia (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) em troca da entrega de uma partida de 7,2 bilhões de euros de ajuda a Atenas.

Dois dias antes, Tsipras havia proposto sua própria série de reformas aos credores, rejeitada como "base" de discussão pela Alemanha.

Os credores querem que, após cinco anos de austeridade, Atenas economize mais 3 bilhões de euros, exigindo, sobretudo, um aumento do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) na energia elétrica, ou cortes nas aposentadorias das camadas menos favorecidas. Essas medidas são consideradas inaceitáveis pelo líder procedente da esquerda radical.