A produção de veículos no Brasil caiu 25,3% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2014, mostram dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, foram produzidos 210,1 mil unidades, o que configura o pior maio desde 2005, que contou 207,3 mil. Em relação a abril, a queda na produção foi de 3,4%. No acumulado do ano, entre os meses de janeiro e maio, foram produzidos 1,09 milhão de unidades, contra 1,35 milhão no mesmo período do ano passado ; recuo de 19,1%.
Leia mais notícias em Economia
A queda mais expressiva, de 51,4%, foi na produção de caminhões. Foram produzidas 6.169 unidades, pior resultado desde 1999 (4.754). Para o presidente da Anfavea, a retração é devida ao baixo crescimento econômico nos últimos meses. ;Foi uma queda extremamente acentuada, porque os compradores de caminhões dependem do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Precisam de carga para transportar;, explicou.
A situação econômica desfavorável também teve reflexo nas vendas dos automóveis, que caíram 27,5%. Foram 212,7 mil unidades comercializadas em maio ; menor número desde 2007, de 211 mil. De acordo com Moan, a queda nas vendas foi acima de qualquer previsão. Para ele, o motivo principal foi a falta de confiança do consumidor, resultado do momento econômico desfavorável, com aumento no índice de desemprego e diminuição do poder de compra das famílias.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.