Economia

Agência Standard and Poor's volta a reduzir nota da dívida grega

O viés da nota é negativo, o que implica que a S poderia baixá-la ainda mais, se não houver avanços nas negociações em curso entre o governo grego e seus credores - a União Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI)

Agência France-Presse
postado em 10/06/2015 18:19
Nova York - A agência de classificação de risco Standard and Poor;s voltou a reduzir a nota da dívida da Grécia, de "CCC%2b" para "CCC", alertando que sem um acordo com os credores, Atenas terá que declarar a suspensão dos pagamentos nos próximos meses.

O viés da nota é negativo, o que implica que a S poderia baixá-la ainda mais, se não houver avanços nas negociações em curso entre o governo grego e seus credores - a União Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A S lembrou que o país adiou um pagamento ao FMI na semana passada e que isso "parecia demonstrar que o governo grego dá prioridade ao pagamento das aposentadorias e outros gastos nacionais antes de suas obrigações com o pagamento da dívida".


"Em nosso entender, sem um investimento da tendência quanto ao crescimento do Produto Interno Bruto e reformas profundas do setor público, a dívida da Grécia não será sustentável", acrescentou a fonte. "A redução da nota reflete a nossa opinião, segundo a qual, se não houver acordo com seus credores oficiais, a Grécia estará em falta de pagamento de sua dívida comercial nos próximos doze meses".

A agência de classificação de risco destacou que o BCE oferece atualmente um apoio muito importante aos bancos gregos, mas que a contínua retirada de quantias importantes poderia, em breve, obrigar o governo grego a impor medidas de controle de capitais e "emitir uma moeda paralela, além do euro".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação