Economia

Reunião de ministros das Finanças da Europa termina sem acordo sobre Grécia

O debate sobre a situação do país durou uma hora e meia e foi classificada por uma fonte diplomática europeia como trágica

Agência France-Presse
postado em 18/06/2015 14:54
A reunião de ministros das Finanças da zona do euro terminou nesta quinta-feira em Luxemburgo "sem decisão" sobre a Grécia para alcançar um acordo sobre as reformas que pedem que ela implemente e num momento em que o default se aproxima perigosamente.

"Não há acordo no Eurogrupo. Forte sinal para que a Grécia se comprometa seriamente em negociações. O Eurogrupo está pronto para se reunir a qualquer momento", indicou no Twitter o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.

Leia mais notícias em Economia

A discussão sobre a Grécia durou uma hora e meia e foi classificada por uma fonte diplomática europeia como trágica.

"Não houve nem mesmo um pedido para prorrogar o (segundo) programa" de resgate acordado em 2012 e que termina no fim do mês, indicou esta fonte.

Diferentes fontes indicavam nesta semana que não era esperada uma reunião concluinte nesta quinta-feira, mas ao menos alguns avanços nas difíceis negociações da Grécia com seus credores, União Europeia e Fundo Monetário Internacional.

Atenas deve pagar ao FMI 1,5 bilhão de euros até 30 de junho. Christine Lagarde, à frente do Fundo, advertiu que a Grécia não terá "prazo de carência".

Mas para enfrentar este vencimento, Atenas precisa da última parcela do resgate de 7,2 bilhões de euros, bloqueado há meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação