Agência France-Presse
postado em 26/06/2015 09:19
Atenas, Grécia - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, voltará a se reunir nesta sexta-feira (26/6) com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês, François Hollande, em Bruxelas, para encontrar uma saída às negociações entre a Grécia e seus credores, disse à AFP uma fonte do executivo grego. O horário deste encontro, igualmente confirmado por uma fonte alemã, não foi informado. [SAIBAMAIS]Os chefes de Estado e governo da UE, reunidos na capital europeia, se negaram a organizar uma nova cúpula dedicada à Grécia, assunto que será tratado no sábado pelos ministros das Finanças no Eurogrupo. Merkel, Tsipras e Hollande "avaliarão a situação antes que seja retomada (a cúpula) prevista para as 11h (6h de Brasília), por isso (o encontro) não durará muito", havia declarado uma fonte francesa.
Os ministros das Finanças da Eurozona se reunirão no sábado a partir das 17h locais (12h de Brasília) em Bruxelas com o objetivo de alcançar um acordo sobre a Grécia e evitar um default de Atenas. A reunião é considerada decisiva para evitar um default por parte da Grécia, que no dia 30 de junho deve reembolsar 1,5 bilhão de dólares ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
Para poder pagar, a Grécia precisa de um acordo com seus credores para receber a última parcela de 7,2 bilhões de euros de seu programa de resgate, bloqueado desde o verão passado devido à falta de consenso sobre as reformas e ajustes que seus credores pedem.