Jornal Correio Braziliense

Economia

Eurogrupo se reúne no sábado para fechar acordo sobre débitos da Grécia

A reunião é considerada decisiva para evitar um default da Grécia, que em 30 de junho deve repassar 1,5 bilhão de dólares

Bruxelas, Bélgica - Os ministros das Finanças da Eurozona se reunirão no sábado, a partir das 17h (12h de Brasília) em Bruxelas com o objetivo de fechar o acordo entre a Grécia e seus credores para evitar que Atenas caia em default, afirmou à AFP uma fonte europeia.

[SAIBAMAIS]A reunião é considerada decisiva para evitar um default da Grécia, que em 30 de junho deve repassar 1,5 bilhão de dólares ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Antes, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, declarou nesta sexta-feira que um acordo entre a Grécia e seus credores "precisa ocorrer neste sábado". "Amanhã tem que ocorrer, pela simples razão de que precisa ser aprovado por via parlamentar, primeiro na Grécia e depois em vários Estados membros", declarou Dijsselbloem em Haia.



Atenas está negociando com seus credores - União Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional - uma série de reformas e cortes orçamentários em troca de um empréstimo de 7,2 bilhões de euros.