Rosana Hessel
postado em 27/06/2015 22:00
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, embarcou neste sábado (27/6) à noite, em um voo comercial, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, para os Estados Unidos. Levy vai se encontrar com a presidente Dilma Rousseff e acompanhá-la na visita oficial ao presidente Barack Obama, em Washington, apesar de estar com a saúde debilitada. A agenda compromissos de Dilma começa amanhã com encontro com empresários brasileiros e termina em 1; de julho, em São Francisco, na Califórnia.
[SAIBAMAIS]Levy foi internado ontem à noite no Hospital do Coração, em Brasília, e liberado no início da madrugada deste sábado. O ministro foi diagnosticado com embolia pulmonar, e, mesmo assim, ele contrariou as orientações médicas e fez questão de ir ao encontro da presidente, sem qualquer acompanhamento médico. Na segunda-feira à noite, Dilma jantará com Obama na Casa Branca e a visita oficial ocorrerá no dia seguinte.
O titular da Fazenda integrava a comitiva de 11 ministros que viajaria com a presidente na manhã de hoje. Também estavam na lista do avião presidencial: Mauro Vieira (Relações Exteriores), Jaques Wagner (Defesa), Renato Janine Ribeiro (Educação), Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Nelson Barbosa (Planejamento), Ricardo Berzoini (Comunicações), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Kátia Abreu (Agricultura) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).
Já o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também fazia parte lista, mas acabou ficando no país após novas denúncias do Operação Lava Jato, nas quais as campanhas de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberam dinheiro desviado da Petrobras. Em 2012, quando a presidente visitou oficialmente a Casa Branca pela primeira vez, o então ministro da Educação cometeu várias gafes e teve que fazer um desmentido de suas declarações. A saia justa irritou a presidente, que fez com que Mercadante voltasse em avião de carreira para o Brasil na ocasião.