Economia

Agências bancárias gregas abrirão na quarta-feira para os aposentados

O valor máximo de saque é 120 euros

Agência France-Presse
postado em 30/06/2015 08:28
Mil agências bancárias abrirão as portas em caráter excepcional na Grécia a partir de quarta-feira para permitir que os aposentados sem cartão de crédito possam sacar, no máximo, 120 euros para toda a semana, anunciou o ministério das Finanças. As demais agências permanecerão fechadas até a segunda-feira 6 de julho, inclusive, como previsto em um decreto do governo.

"A partir de quarta-feira 1; de julho e durante três dias seguidos, quase mil estabelecimentos bancários abrirão no país para permitir que os aposentados que não têm cartão de crédito ou cartão de débito saquem até 120 euros em espécie para toda a semana", afirma um comunicado do ministério.

[SAIBAMAIS]Na Grécia, onde o uso de cartões bancários não é tão frequente, muitos idosos retiram suas pensões em dinheiro dos bancos. Para evitar o colapso do sistema bancário, o governo declarou na segunda-feira um controle de capitais que limita a 60 euros por dia a quantia de dinheiro que pode ser retirada dos caixas eletrônicos, com exceção para os turistas com conta no exterior.

Leia mais notícias em Economia

O ministério das Finanças recorda no comunicado que "todos os depósitos em euros estão garantidos" antes e depois do referendo convocado para o próximo domingo pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras para que os gregos se pronunciem sobre as propostas dos credores do país.

Na segunda-feira à noite, 17.000 pessoas defenderam o voto do "Não", denunciando o que chamam de "chantagem dos credores. Para esta terça-feira está prevista uma manifestação de partidários do "Sim".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação