Economia

Fed: alta dos juros nos EUA terá impacto em países emergentes

Desde final de 2008, taxa básica de juros no país está perto de zero

Agência France-Presse
postado em 30/06/2015 17:31

Washington, Estados Unidos - A futura elevação da taxa de juros nos Estados Unidos pode provocar uma fuga de capitais dos países emergentes e limitar sua capacidade de financiamento, alertou nesta terça-feira (30/6) o vice-presidente da Reserva Federal (Fed), Santlay Fisher.

Em um discurso em Oxford, na Inglaterra, Fischer pediu ao banco central americano que "examine nas próximas reuniões monetárias um possíveis ajuste do nível das taxas de juros, de acordo com a evolução de dados e perspectivas econômicas".

Leia mais notícias em Mundo

O número dois do Fed evitou dizer que um aumento dos juros, a primeira em quase dez anos, é provável ainda neste ano. Fischer insistiu no fato de que a elevação depende dos dados econômicos, mas ressaltou que há razões para um certo otimismo sobre o crescimento e o emprego nos Estados Unidos.

Fischer avaliou que graças a uma retomada do consumo, o crescimento deve ficar em 2,5% no segundo trimestre do ano, depois de ter recuado 0,2% no primeiro trimestre devido ao inverno rigoroso e à valorização do dólar.

"Agora que nos dispomos a normalizar a política monetária, estamos atentos às consequências que podem afetar as outras economias, principalmente aos países emergentes e em desenvolvimento", afirmou.

A taxa básica de juros da economia americana estão próximas de zero desde o final de 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação