Jornal Correio Braziliense

Economia

Britânico faz 'vaquinha' na internet para salvar Grécia de dívida

Vendedor de sapatos em Londres oferece pequenas recompensas em troca das doações. Objetivo é reunir 1,6 bilhão de euros



Além da página de doações, Feeney também criou um perfil no Twitter para levar a ideia adiante. Segundo ele, ;ninguém estava interessado no início", mas depois que a história viralizou na internet, a ideia pareceu "explodir", revelou em entrevista ao The Guardian. Grande parte dos doadores são principalmente da Grã-Bretanha e da Alemanha.

O vendedor afirma que a decisão que tomou não é apenas sobre dívida grega, mas ;sobre o povo grego, as classes trabalhadoras;. ;Estou tentando ajudar outras pessoas comuns em todo o mundo. (..) Isso mostra que tantas pessoas se preocupam em dar algo às pessoas quando elas mais precisam, não as ;chutando; enquanto estão para baixo. Para ajudar uma economia recuperar precisamos de investimento e estímulo, não cortes e austeridade;, diz o jovem no siteIndiegogo.



Metas
Caso a meta não seja atingida dentro do prazo estipulado no site, o dinheiro será reembolsado. Se a meta for atingida, Feeney promete que o dinheiro chegará ao povo grego. Nesta quarta-feira (1;/7), o governo grego confirmou que enviou na terça-feira (30/6) aos credores "uma nova proposta com uma série de modificações" em relação a que foi apresentada por estes, acompanhada de uma carta do primeiro-ministro Alexis Tsipras à UE, BCE e FMI. "A nova proposta do governo grego pede um novo acordo que defina as questões de financiamento, com o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), para que a dívida seja viável e favoreça uma perspectiva de crescimento", afirma em um comunicado uma fonte do governo.