Economia

Britânico faz "vaquinha" na internet para salvar Grécia de dívida

Vendedor de sapatos em Londres oferece pequenas recompensas em troca das doações. Objetivo é reunir 1,6 bilhão de euros

Jacqueline Saraiva
postado em 01/07/2015 08:46
O britânico Thom Feeney, criador da campanha para tentar tirar a Grécia do atoleiroUm londrino de 29 anos resolveu fazer uma ;vaquinha; para ajudar a Grécia a reunir os 1,6 bilhão de euros da parcela que Atenas precisa pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Até a manhã desta quarta-feira (1;/7), Thom Feeney, havia conseguido recolher mais de 800 mil euros, por meio de um site de crowdfunding, modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro em uma ideia ou negócio.

Feeney, que trabalha como vendedor em uma sapataria de Covent Garden, afirma que tomou a decisão logo após um jantar em sua casa, por entender que ;toda esta indecisão sobre a Grécia começa a chatear;. "Vamos lá resolver a Grécia" é o título do texto de apresentação no site Indiegogo. " 1,6 bilhão de euros é o que os gregos precisam. Parece muito, mas dá apenas três euros por europeu, o preço de meia jarra de cerveja em Londres ou uma salada" de queijo grego e azeitonas, explica.

Como é o padrão de campanhas de crowdfunding, o britânico oferece pequenos prêmios para incentivar as doações. Por três euros é possível ganhar um cartão-postal com a foto do primeiro-ministro grego, Aléxis Tsipras. Por seis, a tradicional salada de queijo grego feta e azeitonas. Por dez euros, o doador recebe uma garrafa pequena de Ouzo (uma aguardente grega feita com anis) e por 25 euros, leva uma garrafa de vinho grego.

[SAIBAMAIS]


Além da página de doações, Feeney também criou um perfil no Twitter para levar a ideia adiante. Segundo ele, ;ninguém estava interessado no início", mas depois que a história viralizou na internet, a ideia pareceu "explodir", revelou em entrevista ao The Guardian. Grande parte dos doadores são principalmente da Grã-Bretanha e da Alemanha.

O vendedor afirma que a decisão que tomou não é apenas sobre dívida grega, mas ;sobre o povo grego, as classes trabalhadoras;. ;Estou tentando ajudar outras pessoas comuns em todo o mundo. (..) Isso mostra que tantas pessoas se preocupam em dar algo às pessoas quando elas mais precisam, não as ;chutando; enquanto estão para baixo. Para ajudar uma economia recuperar precisamos de investimento e estímulo, não cortes e austeridade;, diz o jovem no siteIndiegogo.

Até 8h desta quarta-feira (1°/7), ele já havia arrecadado pouco mais de 800 mil euros

Metas
Caso a meta não seja atingida dentro do prazo estipulado no site, o dinheiro será reembolsado. Se a meta for atingida, Feeney promete que o dinheiro chegará ao povo grego. Nesta quarta-feira (1;/7), o governo grego confirmou que enviou na terça-feira (30/6) aos credores "uma nova proposta com uma série de modificações" em relação a que foi apresentada por estes, acompanhada de uma carta do primeiro-ministro Alexis Tsipras à UE, BCE e FMI. "A nova proposta do governo grego pede um novo acordo que defina as questões de financiamento, com o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), para que a dívida seja viável e favoreça uma perspectiva de crescimento", afirma em um comunicado uma fonte do governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação