Economia

Governo vetará reajuste para servidor do Judiciário, diz ministro

Vera Batista
postado em 01/07/2015 16:32

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, avisou nesta quarta-feira (1;/7), de São Francisco (EUA), onde está com a presidente Dilma Rosseff em viagem oficial, que o governo vai vetar o projeto aprovado na terça-feira pelo Senado, que concede reajuste de até 78% aos servidores do Judiciário. Ele classificou a proposta "insustentável" do ponto de vista fiscal e "injusta socialmente".

Insustentável porque provocará um efeito cascata nos servidores de estados e municípios e uma corrida pela isonomia no Executivo. Segundo cálculos da pasta, o impacto da medida nas contas públicas é de R$ 25,7 bilhões em quatro anos, sendo que R$ 1,5 bilhão em 2015.

Barbosa explicou que conceder ese reajuste significa pedir à sociedade, que vive um momento complicado de desemprego e crise econômica, a pagar mais essa conta.

De acodro com o ministro, ninguém no setor privado está tendo corrreções salariais como a pedida pelo Judiciário. Na semana passada, o governo apresentou contrapoposta aos servidores federais de reajuste de 21,3%, parcelado em quatro anos, até 2019. Essa proposta foi apresentada ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowiski, para ser encaminhada aos funcionários daquele Poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação