Economia

Democracia venceu na Grécia, diz líder da esquerda espanhola

O "Não" lidera o referendo na Grécia com 61,21% das preferências, com 50% dos votos contados

Agência France-Presse
postado em 05/07/2015 17:10
O líder do partido de esquerda radical espanhol, Podemos, Pablo Iglesias, saudou a vitória da democracia na Grécia, após os primeiros resultados que indicam a vitória do "Não" no referendo grego.

[SAIBAMAIS] "Hoje, na Grécia, ganhou a democracia", afirmou o líder do partido aliado na Europa do Syriza, do premiê grego, Alexis Tsipras, em um tuíte postado ao lado de uma foto da praça Syntagma, em Atenas, lotada comemorando a vitória do "Não".

O "Não" lidera o referendo na Grécia com 61,21% das preferências, com 50% dos votos contados.

O resultado também foi comentado pela prefeita de Madri, Manuela Carmena, apoiada pelo Podemos, que em outro tuíte escreveu que "Ninguém que acredite na democracia pode por remendos no resultados de um referendo. Governemos escutando. #ObrigadaGrecia".

O chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, no entanto, não reagiu à vitória do "Não" na Grécia.

Pela manhã, Rajoy, que tinha defendido implicitamente o "Sim", afirmou que "seja qual for o resultado do referendo, o futuro não vai ser fácil".

O Partido Popular, de Rajoy, se mantém na liderança nas intenções de voto para as eleições gerais previstas para o fim do ano, ainda que por uma margem pequena, tecnicamente empatado com o Partido Socialista e o Podemos, segundo pesquisas de opinião.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação