Economia

Presidente do Eurogrupo diz que decisão final sobre Grécia sairá sábado

Grécia se comprometeu, na quinta-feira (10/7), a retomar a maior parte das propostas dos credores, para convencê-los a retomar a sua ajuda e evitar uma saída do país da zona do euro

Agência France-Presse
postado em 10/07/2015 11:10
Os ministros das Finanças da zona do euro deverão no sábado tomar uma "decisão importante" sobre a Grécia, declarou nesta sexta-feira o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, na sequência da apresentação por Atenas de uma lista final de reformas em vista de seu resgate financeiro.

"De um modo ou de outro, é uma decisão importante que devemos tomar amanhã, assim devemos fazê-lo com cuidado", disse à imprensa nesta sexta de manhã.

Leia mais notícias em Economia

A Grécia se comprometeu na quinta-feira, em um documento enviado algumas horas antes de expirar um ultimato, a retomar a maior parte das propostas dos credores, para convencê-los a retomar a sua ajuda e evitar uma saída do país da zona do euro.

As propostas serão apresentadas sábado aos ministros das Finanças da zona do euro, antes de uma cúpula de emergência dos 28 países da União Europeia convocada domingo, em Bruxelas.

Elas serão "estudadas" nesta sexta-feira pelos credores (Comissão Europeia, BCE e FMI), que devem emitir um "julgamento" à noite, indicou Dijsselbloem, que também é ministro das Finanças da Holanda.

Ele indicou que esperaria o julgamento das instituições antes de se pronunciar.

"Vou guardar meu julgamento para mais tarde, no aguardo do julgamento das instituições", declarou após o Conselho de Ministros.

"É um texto muito longo, mas ainda devemos considerar se é concreto o suficiente, se vai gerar dinheiro suficiente, se os efeitos econômicos serão fortes o suficiente", declarou Jeroen Dijsselbloem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação