Economia

Ministro Tsipras pede endosso parlamentar a reformas na Grécia

As medidas que serão apreciadas pelos parlamentares gregos incluem aumentos de impostos e cortes de gastos muito semelhantes aos que os gregos rejeitaram em um referendo no domingo passado

Agência Estado
postado em 10/07/2015 19:06
Em um discurso com tom fortemente pessoal, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, disse ao Parlamento do país que negociou tão duro quanto podia com os credores internacionais e admitiu que seu governo cometeu erros nas negociações durante seus quase seis meses mandato.

Falando em uma sessão parlamentar que vai discutir as propostas enviadas ontem aos credores internacionais, Tsipras descreveu os últimos meses como uma guerra em que "batalhas difíceis foram travadas e algumas perdidas". "Agora eu tenho a sensação de que já chegamos ao limite. A partir daqui, há um campo minado", afirmou.

Leia mais notícias em Economia


Ele acrescentou que não tem o direito de esconder do povo grego que as medidas que a Grécia deve tomar estão longe de promessas pré-eleitorais do seu partido de esquerda. Mas ele insistiu que a última proposta contém medidas que ajudariam a economia e, se aprovada pelos credores da Grécia durante o final de semana, iria desbloquear uma linha de financiamento suficiente para o país a sair da sua crise prolongada.

A previsão é de que a sessão parlamentar dure até, pelo menos, às 3h da manhã (hora local, 21h de Brasília).

As medidas que serão apreciadas pelos parlamentares gregos incluem aumentos de impostos e cortes de gastos muito semelhantes aos que os gregos rejeitaram em um referendo no domingo passado.

O plano tem como destaque as elevações de impostos e simplificações do sistema tributário, que deverão gerar receitas anuais equivalentes a 1% do PIB. Além disso, o sistema de pensões será reformado de modo a gerar uma redução de gastos públicos de 1% do PIB em 2016, de acordo com o Wall Street Journal.

Além de ser votado no parlamento, o plano será discutido no sábado pelos ministros das Finanças da zona do euro (que formam o Eurogrupo) e no domingo pelos chefes de governo da União Europeia. Fonte: Associated Press.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação