postado em 11/07/2015 08:03
Apenas um ano depois de pagar as dívidas, a maioria das pessoas volta à inadimplência, mostra levantamento da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Entre maio de 2014 e maio de 2015, a taxa de reincidência foi de 62,7%, a maior de toda a série disponibilizada pela Boa Vista SCPC, iniciada em junho de 2013. No levantamento realizado no ano anterior, o percentual era de 56,7% até maio de 2014, o que revela um crescimento de seis pontos percentuais em 12 meses.Leia mais notícias em Economia
O aumento da taxa não foi uma surpresa, afirmou Flávio Calife, economista da Boa Vista SCPC. Para ele, o índice acima da média ; costuma girar em torno de 50% ;, entre 2014 e 2015, reflete a diminuição da capacidade de pagamento das pessoas, dada a atual conjuntura macroeconômica do país. ;Tendo em vista a política de aperto monetário, juros elevados e alta taxa de desemprego ; que ainda deve crescer mais ;, o consumidor, com o orçamento apertado, encontra mais dificuldade para pagar dívidas;, explicou. Apesar do aumento, o índice de reincidência foi contido pela maior seletividade dos bancos e pela queda da demanda por crédito.
Segundo o economista, a volta ao endividamento ocorre, principalmente, devido à falta de planejamento.;Quando se faz a renegociação da dívida, o nome volta a ficar limpo logo após o pagamento da primeira parcela do acordo. O problema é que as pessoas fazem isso sem planejar a continuidade do pagamento, então não conseguem arcar com as parcelas seguintes;, explicou Calife. Dessa forma, em vez de resolverem o problema, os brasileiros apenas postergam a inadimplência.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.