Washington, Estados Unidos - O Fundo Monetário Internacional (FMI) se declarou "pronto para trabalhar" com a Grécia e com os europeus para ajudar o avanço do terceiro plano de ajuda para o país, em moratória com a instituição.
"O FMI está pronto para trabalhar com as autoridades gregas e os sócios europeus para ajudar que esse importante esforço possa avançar", declarou o porta-voz do Fundo Gerry Rice, em um comunicado.
Leia mais notícias em Economia
Os líderes da zona do euro chegaram a um acordo na madrugada desta segunda-feira para começas a negociar um novo programa de resgate com a Grécia, que impõe ao governo de Alexis Tsipras medidas draconianas e grandes sacrifícios para a frágil economia do país, além da participação do FMI no resgate.
O envolvimento do FMI no plano de ajuda à Grécia, desde 2010, foi criticada por alguns países Europa, que acusam a instituição de ter uma abordagem meramente econômica.
As autoridades de Atenas não pretendiam voltar a negociar com o FMI, que, segundo eles, teve uma "responsabilidade criminosa" na situação grega.