postado em 14/07/2015 07:29
Os motoristas que trafegam pela BR-040 entre Luziânia e Cristalina precisarão preparar o bolso. Até o fim do mês, a empresa Via 40, concessionária responsável pelo trecho, começará a cobrar pedágio dos condutores. O valor inicial será de R$ 3,33, mas o preço será atualizado, até a data da cobrança, conforme a variação do Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) e o tipo de veículo. [FOTO1]
No Distrito Federal, não há praças de pedágio. A mais próxima está no Km 93,3, em Cristalina (GO), e no Km 17, em Paracatu. As obras já foram vistoriadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e faltam apenas a homologação e a publicação no Diário Oficial para que a taxa comece a ser paga.
[SAIBAMAIS]Desde a concessão, melhorias foram implementadas na via. A empresa entregou 56,3 quilômetros duplicados, entre Brasília e Juiz de Fora (MG), e em João Pinheiro (MG). Os sentidos de tráfego são separados por um canteiro central integrado a um sistema de drenagem. A previsão é que a duplicação completa dos 936,8 quilômetros da BR-040 seja concluída até 2019.
Com o objetivo de aumentar a segurança no trecho, outras medidas foram implementadas, como novas sinalizações vertical e horizontal, com placas de indicação, advertência e regulamentação mais eficientes, além de faixas refletivas pintadas no pavimento ; o que contribui para a direção noturna ; e olhos de gato. Painéis de mensagens variáveis completam o sistema.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.