Economia

FMI: queda dos preços do petróleo terá pouco efeito no crescimento mundial

Entre os pontos positivos, a instituição ressalta que a queda dos preços do petróleo contribuiu para a redução da gasolina e da energia, fundamentalmente na Europa

Agência France-Presse
postado em 14/07/2015 15:24

Washington, Estados Unidos - A queda dos preços do petróleo terá apenas um efeito moderado sobre o crescimento mundial, que deve limitar-se a aproximadamente meio ponto percentual em 2015-2016, avaliou o Fundo Monetário Internacional em relatório publicado nesta terça-feira.

"Outros choques devem limitar este efeito positivo", acrescentou o Fundo Monetário Internacional, citando, entre outros, a desaceleração do crescimento nos países emergentes e em desenvolvimento, assim como os riscos geopolíticos.

O Fundo rebaixou na semana passada sua previsão de crescimento mundial para 3,3% em 2015 e manteve em 3,8% a taxa para 2016.

O FMI ressalta que "a rapidez e a amplitude da queda dos preços do petróleo bruto pode criar potencialmente tensões financeiras que reduziriam seus benefícios, embora esses efeitos até agora tenham sido contidos".

Leia mais notícias em Economia

Entre os pontos positivos, a instituição ressalta que a queda dos preços do petróleo contribuiu para a redução da gasolina e da energia, fundamentalmente na Europa, enquanto que essa queda foi muito mais moderada no Oriente Médio e a África subsaariana.

Entre as causas da queda dos preços do petróleo bruto, de cerca de 50% em um ano, o FMI cita o aumento da produção fora da Opep, sobretudo de hidrocarbonetos de xisto na América do Norte, mas também a um aumento da produção em alguns países do cartel como Iraque, Líbia e Arábia Saudita. Paralelamente, verifica-se uma contração da demanda na Europa e na Ásia.

"Embora o fluxo de investimentos financeiros no setor de petróleo nos últimos anos possa ter contribuído com a volatilidade dos preços, é difícil encontrar provas claras de que os elementos especulativos e o financiamento do setor tenha levado à queda dos preços", ressaltou o FMI.

O organismo afirma que as perspectivas de evolução dos preços do petróleo continuam sendo incertas mas os elementos que levaram à queda devem permanecer no médio prazo.

Segundo o FMI, os mercados preveem um preço de 75 dólares o barril até 2020 (contra 52 dólares em média atualmente) "mas a experiência recente (...) faz pensar que pode haver muita volatilidade em torno dessa tendência à alta".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação