postado em 14/07/2015 18:38
Com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços de tele, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou hoje, no Diário Oficial da União (DOU), regulamento que especifica as diretrizes de pesquisas de satisfação dos usuários. As regras se aplicam a prestadoras de serviços de telefonia móvel e fixa, de comunicação multimídia, de televisão por assinatura, entre outras.Segundo o regulamento, esses serviços deverão ser objetos de pesquisas anuais, que deverão contar com o acompanhamento da Anatel em todas as etapas de aplicação. Os resultados serão usados para ajudar nas atividades regulatórias da agência.
A metodologia usada na avaliação dos serviços será descrita no manual de aplicação, que deverá ser publicado dentro de dois meses. Nele, também serão explicados todos os procedimentos necessários para a realização das pesquisas, inclusive aspectos como margem de erro, calendário anual e meios de disponibilização ou envio das bases cadastrais. O manual deverá ser submetido a consulta pública e aprovado pelos superintendentes de relações com consumidores e de planejamento e regulamentação da Anatel, em até dois meses antes do inicio da pesquisa.
As obrigações do regulamento não se aplicam às prestadoras de pequeno porte, ou seja, empresas de serviço de telecomunicações de interesse coletivo com até 50 mil acessos em serviço.