Agência France-Presse
postado em 15/07/2015 17:09
A atividade econômica dos Estados Unidos registrou uma expansão entre meados de maio e final de junho, impulsionada pelos baixos preços do petróleo, informou o relatório de conjuntura do Federal Reserve (Fed, banco central) publicado nesta quarta-feira (15/7)."As 12 regiões do Federal Reserve afirmaram que a atividade econômica teve expansão nesse período", diz o relatório conhecido como Livro Bege.
Leia mais notícias em Economia
O documento, que revela o "otimismo" de várias regiões sobre o futuro crescimento, é publicado duas semanas antes de uma reunião do comitê de política monetária do Fed (FOMC), nos dias 28 e 29 de julho.
A melhora do consumo das famílias variou segundo as regiões. Algumas indicam que os preços baixos da energia estimularam o relatório. As vendas de automóveis também subiram no conjunto das regiões, que também registraram, quase todas, uma "expansão" do turismo.
O relatório aponta algumas "fraquezas" devido à valorização do dólar, que encarece as exportações americana. Além disso, o Fed ressaltou que a atividade industrial foi "desigual" de acordo com as regiões, assim como a produção agrícola, afirmou o Fed.
Nesta quarta-feira, durante sua presença no Congresso, a presidente do Fed, Janet Yellen, esboçou um panorama mais otimista da conjuntura americana.
"As perspectivas sinalizam novas melhoras do mercado de trabalho nos Estados Unidos e da economia de modo geral", afirmou Yellen.