Economia

Banco do Brasil renegocia R$ 1 bilhão em dívidas pela internet

Mais de 100 mil clientes, entre empresas e pessoas físicas, fizeram a renegociação por meio da ferramenta online, lançada há 10 meses

postado em 17/07/2015 11:25
Mais de 100 mil clientes, entre empresas e pessoas físicas, fizeram a renegociação de dívidas online, lançada há 10 meses pelo Banco do Brasil
O Banco do Brasil conseguiu renegociar mais de R$ 1 bilhão de dívidas em atraso por meio da internet. Mais de 100 mil clientes, entre empresas e pessoas físicas, fizeram a renegociação por meio da ferramenta online, lançada há 10 meses.

O banco também pretende ampliar a ferramenta para permitir a renegociação de dívidas que não estão em atraso. A ideia é fazer a ampliação no final de setembro. Segundo vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos, Walter Malieni Júnior, 50% dos clientes que entram no portal de renegociação estão adimplentes. ;Pode ser por curiosidade, mas também pode ser um indicativo de comportamento de alguém que está com medo de ter dificuldade.;

[SAIBAMAIS]Atualmente, a ferramenta permite que clientes com dívidas com o banco acessem ambiente no autoatendimento pela internet, onde é possível consultar o saldo devedor e o número de parcelas em atraso dessas operações, o valor de tarifas pendentes ; além de simular as condições para um acordo de renegociação.

O banco oferece a opção de renegociar a dívida, com abatimento, mas não é possível acessar novo crédito na instituição até o prejuízo ser baixado. Segundo o Malieni, 22% dos clientes optam pelo abatimento. ;Quando cliente opta pelo abatimento, deixa ter crédito com Banco do Brasil por gerar prejuízo;.

Segundo Malieni Júnior, antes do lançamento da ferramenta, muitos clientes procuravam o Procon para questionar uma dívida e as soluções oferecidas estavam disponíveis no próprio banco. Por isso, foi lançada a ferramenta para que o cliente pudesse fazer a renegociação. ;O tema é constrangedor por natureza. Na pequena empresa, você tem gestão familiar e é o mesmo constrangimento. Pela internet, é mais cômodo e o cliente escolhe o tempo dele.;

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;Por mais que as agências façam bom atendimento, pode haver clientes que se inibam de ir em uma agência bancária. A solução [pela internet] é mais rápida e evita que o cliente fique negativado e entre em um ciclo vicioso,; disse.

De acordo com o banco, dos clientes que renegociam dívidas, 60% são pessoas físicas e 40%, empresas. A renegociação para as empresas foi inserida no portal há cerca de cinco meses.

Dos clientes que renegociam as dívidas, 11% ganham menos de R$ 768, por mês. Outros 20% menos de R$ 1 mil.

Segundo o BB, em março de 2015, o índice de inadimplência total do banco (menos de 90 dias) estava em 2%. De acordo com Malieni, o banco está constantemente avaliando a carteira de crédito para evitar maior inadimplência.

O BB também reformulou a estrutura responsável pela recuperação de ativos. A rede ; formada por unidades especializadas de acordo com o perfil da dívida (tempo de atraso da operação, localização geográfica dos clientes) ; foi reforçada, com a instalação de uma gerência com atuação nacional para a cobrança e reestruturação de ativos.

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