Economia

Avianca firma parceria e passa a integrar o grupo da Star Alliance

Depois de mais de um ano da saída da TAM a companhia entra no grupo que conta com 28 empresas. Juntas, elas fazem 1,3 mil voos diários

Diário de Pernambuco
postado em 23/07/2015 09:02
A Avianca Brasil é a nova integrante da Star Alliance, considerada a maior aliança de companhias aéreas do mundo. A companhia substitui a TAM, que saiu em março do ano passado para integrar a Oneworld. Entretanto a Avianca pode ganhar companhia de outra empresa nacional. O CEO da Star Alliance, Mark Schwab, garantiu ontem que há mercado para outra empresa se integrar ao grupo. A Azul já está sendo cotada.

[SAIBAMAIS]Os passageiros que utilizavam os serviços da Avianca já tinham à disposição a possibilidade de voar para 23 destinos nacionais e um internacional. Com a entrada na Star Alliance, é possível se beneficiar das demais companhias aéreas parceiras, com acesso à rede mundial fornecida por 28 empresas, que fazem mais de 1,3 mil voos diários com atuação em 192 países.

;Hoje (ontem) é o final do período de integração da Avianca na Star Alliance, que agora passa a fazer parte da família de 430 mil funcionários da aviação;, disse Schwab. No total, são 13 companhias-membro da Star Alliance ; entre elas Lufthansa, TAP e United ;, que agora servem o território nacional e a Avianca Brasil adiciona 15 novos destinos no país aos 12 já existentes.

A expectativa da Avianca é que, com a entrada na Star Alliance, a demanda cresça. Para atender ao crescimento, a empresa está trocando os aviões MK 28, que contam com 100 lugares, por airbus A320, com 162 vagas. ;Já trocamos cinco dos oito MK 28. A sexta troca deve acontecer nas próximas duas semanas. E a previsão é que o último voo do MK 28 deva acontecer na terceira semana de agosto. Teremos aumento na oferta de 15% e conseguiremos atender a essa nova demanda que vai chegar;, disse José Efromovich, presidente da Avianca Brasil.



Mesmo diante de um cenário econômico conturbado, Efromovich destacou que a empresa não tem planos de cortar pessoal. ;Pelo contrário, intensificamos o programa de treinamento e qualificação para melhor atender a esses novos passageiros que teremos.; A Avianca tem mantido o crescimento no mercado nacional. Em 2010, a empresa tinha 2% de participação, com 17 aeronaves atuando em 20 aeroportos. Em 2015, ela já tem 9% de participação até maio e deve fechar o ano com 41 aeronaves e atuação em 24 aeroportos.

A Avianca conta com três hubs no Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Por enquanto, não existe perspectiva de estrear um novo hub no Nordeste. ;Estamos olhando as possibilidades, mas ainda não temos a necessidade urgente, ou seja, ainda não temos planos de ter um hub no Nordeste;, ressaltou José Efromovich. No entanto, é justo do Nordeste que sai o único voo internacional da Avianca, de Fortaleza, no Ceará, para Bogotá, na Colômbia. E ainda não há previsão de inaugurar outros voos internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação