Economia

FGV: aumento de preços afeta orçamento e consumidor espera mais inflação

Do início do ano para cá, já foram 2,5 pontos porcentuais de aumento na inflação

Agência Estado
postado em 23/07/2015 17:38
No início, o consumidor via com preocupação a conta do restaurante, em seguida, ficou de olho nos preços no supermercado - a cebola tem sido um destaque desde o começo do ano -, até que tomou um susto com os reajustes na conta de luz. Agora, os aumentos que vêm se acumulando desde o início do ano estão se materializando nos orçamentos domésticos e, por isso, os consumidores seguem apostando em alta da inflação.

"Agora, além de estar sentindo os aumentos no dia a dia, o consumidor está sentindo que o orçamento não está dando conta", afirma o economista Pedro Costa Ferreira, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), para explicar porque as expectativas de inflação seguem subindo entre os consumidores.

Mais cedo, a FGV informou que a mediana da inflação esperada pelos consumidores nos próximos 12 meses ficou em 9,7% em julho, conforme o Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores. Foi a quinta alta seguida, renovando recordes de máxima da série histórica, iniciada em setembro de 2005. Do início do ano para cá, já foram 2,5 pontos porcentuais de aumento.

Leia mais notícias em Economia

Para Ferreira, a tendência é que as expectativas continuem subindo. O pesquisador destacou que, para formar suas expectativas, o consumidor costuma levar mais em conta o momento atual; por isso, a inflação passada tende a realimentar as expectativas. Além disso, as expectativas do consumidor tendem sempre a serem mais pessimistas do que as do mercado.

Ferreira destacou ainda o caráter disseminado da inflação. Segundo o Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores, apenas 1% dos brasileiros acredita que a inflação ficará no centro da meta (4,5%) nos próximos 12 meses.

A disseminação explica-se, de acordo com Ferreira, porque há elevações de preços que atingem todas as faixas de renda e hábitos de consumo. A alta na alíquota da Cide, que tributa combustíveis, afeta quem tem carro. Os salões de beleza viram a margem cair com a alta na conta de luz, enquanto seus clientes passaram a pagar mais pelos serviços. Já os mais pobres sentem mais os reajustes dos alimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação