Economia

Rússia oficializa seu projeto de agência de classificação de risco

Decisão russa ocorreu após ter sua classificação de risco aumentada pelas tradicionais agências em função do aumento em sua dívida pública

Agência France-Presse
postado em 24/07/2015 11:03
O banco central da Rússia oficializou nesta sexta-feira seu projeto de criar uma agência de classificação de riscos nacional capaz de competir com as agências internacionais, que provocou a ira de Moscou ao baixar a nota de sua dívida pública.

[SAIBAMAIS]Vários países emergentes já tentaram reduzir o domínio das agências Standard & Poor;s, Moody;s e Fitch, sem conseguir impor uma nova instituição classificatória. O projeto russo já originou críticos pelo risco de que a futura instituição careça de independência, um fator-chave para os mercados que são alvos das notas atribuídas pelas agências às dívidas dos respectivos Estados, empresas ou administrações locais.



Durante uma reunião com representantes do setor financeiro, os participantes consideraram que o mercado russo precisa de uma agência de classificação forte e de alto nível, afirmou o Banco da Rússia em um comunicado. A nova agência, que terá um capital de 3 bilhões de rublos - 51,37 milhões de dólares -, foi projetada por Ekaterina Trofimova, vice-presidente do banco público Gazprombank, e que trabalhou para a Standard & Poor;s.

A Standard & Poor;s e a Moody reduziram a nota da dívida russa à categoria "especulativa", depois da queda do rublo no ano passado em função da desvalorização dos preços do petróleo e as sanções internacionais relacionadas com a crise na Ucrânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação