Economia

Morgan Stanley rebaixa recomendação do Brasil para 'underweight'

Segundo o banco, o rebaixamento ocorre por causa de uma "surpreendente" redução da meta de superávit primário no período entre 2015 e 2018

Agência Estado
postado em 24/07/2015 12:58
O banco Morgan Stanley rebaixou a sua recomendação do Brasil para "underweight" (desempenho abaixo da média para o mercado). Segundo o banco, o rebaixamento ocorre por causa de uma "surpreendente" redução da meta de superávit primário no período entre 2015 e 2018. Pesou ainda sobre a decisão, segundo o Morgan Stanley, o aumento da inflação até 2016 e a trajetória de alta dos juros.

[SAIBAMAIS]Além disso, a instituição diz que o desempenho fiscal "fraco" deve limitar o ritmo de crescimento econômico do País ao longo dos próximos anos. Ao mesmo tempo, o banco também elevou a recomendação para o Chile para "overweight" (desempenho acima da média para o mercado), citando "valution" em nível atraente e a expectativa de retomada do crescimento econômico.

Portfólio para o Brasil

O banco recomenda que investidores repensem suas posições em ações domésticas cíclicas. Consequentemente, em seu portfólio para o Brasil, a equipe de análise reduziu "substancialmente" a posição em BRMalls e Kroton, ao mesmo tempo que excluiu Iochpe-Maxion e Gerdau.



"As duas ações foram retiradas em função do ajuste fiscal mais fraco, que pode limitar o espaço para relaxamento monetário e enfraquecer o consumo doméstico em 2016. Além disso, o real potencialmente mais fraco deve elevar o custo dos seus passivos financeiros em dólar", justificam os analistas do Morgan Stanley.

Ao mesmo tempo, foi elevada a posição em empresas defensivas. Os papéis favoritos do Morgan Stanley são Ambev, Cielo e BR Foods. Por fim, o banco também aumentou o peso de companhias que tendem a se beneficiar da valorização do dólar ante o real, como Embraer e Suzano.

Diante das alterações nas metas fiscais deste ano e dos próximos e da conjuntura para a economia brasileira, outras alterações que feitas foram os cortes dos pesos de Petrobras, de 9,4% para 5,6%, e Bradesco, de 10,1% para 8,9%. Por outro lado, nessa alocação, a exposição à Vale foi elevada de 2% para 3,7%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação