Economia

Representantes dos credores da Grécia viajarão a Atenas nos próximos dias

"A missão está em etapa de preparação", confiou em uma fonte próxima às negociações

Agência France-Presse
postado em 24/07/2015 15:15
Bruxelas, Bélgica - Os representantes dos credores (UE, FMI e BCE) da Grécia são esperados em Atenas nos próximos dias, anunciou nesta sexta-feira (24/7) a Comissão europeia. A data de hoje havia sido mencionada com insistência para esse encontro.

"As instituições são esperadas nos próximos dias", afirmou uma porta-voz da Comissão europeia, sem dar mais detalhes sobre o calendário.

Uma fonte ministerial grega informou que a chegada dos representantes dos credores teria que se concretizar até esta sexta-feira, mas a data de hoje não foi confirmada por Bruxelas e Washington.

"A missão está em etapa de preparação", confiou em uma fonte próxima às negociações.

Leia mais notícias em Economia

"Ainda se discute o lugar (de encontro), visto que é preciso encontrar um acessível, perto dos ministérios", ressaltou a fonte. Outra fonte mencionou "problemas logísticos".

Esses últimos serão "rapidamente ajustados", insistiu nesta sexta-feira uma fonte do governo grego, sem detalhar sua natureza exata.

O jornal financeiro alemão Handelsblatt informou que o governo grego teria proposto que as discussões, assim como a hospedagem dos representantes, acontecesse a vinte quilômetros de Atenas, "enquanto o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras havia prometido lugares no centro da cidade".

O que está em jogo nesse novo ciclo de reuniões é a finalização, até, no máximo, o dia 20 de agosto, do terceiro plano de ajuda à Grécia, cujo princípio foi aceito no dia 13 de julho pela zona do euro e o governo grego.

Visto que a Grécia, com os cofres vazios, deve reembolsar mais de 3 bilhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE) em 20 de agosto, mais outros 1,5 bilhões da moeda única europeia ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação