Agência Estado
postado em 28/07/2015 19:04
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou nesta terça-feira (28/7) estar confiante de que medidas para melhorar a economia do Brasil farão com que a avaliação de risco do País seja mantida em situação favorável. Barbosa minimizou as dificuldades impostas pelo Congresso na aprovação do ajuste fiscal.Nesta terça-feira, a agência de classificação Standard and Poor;s (S) alterou a perspectiva do rating BBB- do Brasil de estável para negativo. Na prática, o País fica mais próximo de ser rebaixado para o grau especulativo.
Leia mais notícias em Economia
"Estamos trabalhando para melhorar a situação econômica do Brasil em todos os seus aspectos, controle da inflação, reequilíbrio fiscal e recuperação do crescimento", disse Barbosa. "Nós estamos confiantes que isso vai gerar resultados num futuro próximo e vai manter a avaliação de risco do Brasil em uma situação favorável".
De acordo com o ministro, as propostas que envolvem ajuste fiscal enviadas ao Congresso foram aprovadas (MPs 664 e 665), restando a aprovação pelo Senado da redução na desoneração da folha de pagamento de empresas.
"Eu acho que faz parte do processo democrático o Congresso opinar e aperfeiçoar as medidas no que achar necessário e nós continuamos trabalhando nisso. Obviamente é um processo de mão dupla, que leva um tempo", ressaltou.