Economia

Bolsas de NY fecham em forte alta, após seis sessões em queda

As bolsas já davam sinais de que teriam um dia de rali desde a abertura, influenciada por dois fatores

Agência Estado
postado em 26/08/2015 20:02
As bolsas de Nova York reverteram seis pregões de baixa e encerraram o pregão desta quarta-feira, 26, em alta forte, impulsionadas por novos estímulos na China, por um dado positivo do setor industrial norte-americano e pela sinalização de que os juros podem demorar a subir nos EUA.

As bolsas já davam sinais de que teriam um dia de rali desde a abertura, influenciada por dois fatores.

Logo pela manhã, a China anunciou a injeção de 140 bilhões de yuans (US$ 21,80 bilhões) no sistema financeiro, por meio de operações de liquidez de curto prazo. O movimento ocorreu um dia depois de o BC chinês anunciar corte da taxa de juros e do compulsório dos bancos, em mais uma medida para estimular a economia.

Além disso, uma boa notícia para o setor manufatureiro dos EUA impulsionou as ações deste segmento. As encomendas de bens duráveis nos EUA subiram 2,0% em julho ante junho, em termos sazonalmente ajustados, superando a previsão dos economistas consultados pela Dow Jones Newswires, que esperavam alta de 0,1%

Desta forma, as ações nos Estados Unidos já estavam em alta firme. Mas, no meio da sessão, o discurso do presidente do Federal Reserve de Nova York, William Dudley, impulsionou ainda mais os ganhos. O dirigente, que tem poder de voto nas decisões de política monetária dos EUA, afirmou que o aumento de juros no país sem setembro está "menos convincente".

"À medida que a poeira está baixando, as pessoas voltam para o mercado e percebem ;nossa, as coisas têm sido exageradas;. Ainda há muitas chances de valorização", disse Sam Peters, gerente de portfólio da ClearBridge Investments.

Os três principais índices encerraram o pregão nas máximas. O Nasdaq subiu 191,05 pontos (%2b4,24%), para 4.697,54 pontos. E o S 500 ganhou 72,90 pontos (%2b3,90%), fechando em 1.940,51 pontos.

Já o Dow Jones avançou 619,07 pontos (%2b3,95%), para 16.285,51 pontos, com todas as ações encerrando no território positivo. Entre as principais altas, os papéis da Walt Disney subiram 3,48% e os da Home Depot ganharam 4,47%. Fonte: Dow Jones Newswires

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação