Economia

Pacote de ajuda: União Europeia destina 500 milhões de euros a agricultores

Esta ajuda se soma a de 220 milhões de euros que a Comissão liberou no último ano

Agência France-Presse
postado em 07/09/2015 14:36
A Comissão Europeia apresentou nesta segunda-feira um pacote de ajuda de 500 milhões de euros para responder à crise dos setores de leite e gado nos países da União Europeia (UE). "Reconhecendo as dificuldades que nossos produtores enfrentam, a Comissão apresenta um pacote de ajuda de 500 milhões de euros", informou aos ministros da Agricultura da União Europeia reunidos em Bruxelas o vice-presidente da Comissão, Jyrki Katainen.

O pacote de medidas tem como objetivo resolver os problemas de caixa dos agricultures, estabilizar os mercados de laticínios e carne de porco, e testar o funcionamento da rede de abastecimento.

A reunião de ministros acontece em uma cidade paralisada por uma manifestação de agricultores que cercaram as sedes das instituições europeias com 150 tratores. A Comissão enfatiza uma ajuda ao armazenamento privado (retirando produtos do mercado), evitando uma intervenção direta no mercado.

Leia mais notícias em Economia
Trata-se de "uma resposta vigorosa e decisiva. Isso mostra que a Comissão assume sua responsabilidade frente aos agricultores (...) e está preparada para apoiá-los com os fundos apropriados", assinala, segundo o texto do discurso.

A Comissão descarta a proposta de França, Itália e Portugal de aumentar o preço de intervenção, ou seja, o preço que a Comissão paga para criar estoques.

Esta ajuda se soma a de 220 milhões de euros que a Comissão liberou no último ano. Os agricultores europeus foram afetados pelo embargo decretado por Moscou em retaliação às sanções impostas no contexto do conflito com a Ucrânia. O mercado russo era responsável por 10% das exportações agrícolas da UE.

A superprodução de leite e a queda da demanda chinesa também afetaram gravemente o setor, derrubando os preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação