Agência France-Presse
postado em 08/09/2015 13:00
A Comissão Europeia aprovou a "compra pela americana General Electric (GE) dos ativos de produção e transmissão de energia elétrica da francesa Alstom, com algumas condições", anunciou nesta terça-feira o executivo da UE.O aval está "sujeito à transferência à italiana Ansaldo dos ativos da atividade das ;turbinas de gás de grande potência; da Alstom", indicou a Comissão em um comunicado, abrindo o caminho para uma fusão avaliada em 12,5 bilhões de euros.
A Comissão receava que a operação tirasse do mercado um dos principais concorrentes da GE no mercado mundial de turbinas de gás de grande potência. "Neste mercado, a GE é a primeira fabricante e Alstom terceira ou quarta a nível mundial", explica o comunicado.
"A avançada tecnologia de turbinas de gás de grande potência é essencial para enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas e para modernizar o nosso abastecimento de energia", disse a comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, citada no comunicado. Esta tecnologia, acrescentou, é "a maneira mais eficaz de produzir eletricidade com combustíveis fósseis."
Segundo a Comissão, as partes concordaram em ceder os ativos mais avançados do ponto de vista tecnológico da atividade de turbinas de gás da Alstom, bem como parte da equipe essencial para o seu desenvolvimento futuro. "A GE propôs a italiana Ansaldo como um comprador potencial desses ativos", explica.
A imprensa já havia anunciado há alguns dias que a Comissão aceitaria a fusão. A operação é a mais importante na história do grupo americano que, como Alstom, está implementado em vários países. Alstom emprega 18.000 pessoas na França, de um total de 90.000 em todo o mundo.