Economia

Governo e órgãos credores analisam recapitalização de bancos gregos

A recapitalização bancária aconteceria após as eleições de 20 de setembro

Agência France-Presse
postado em 08/09/2015 21:53
Um grupo de trabalho formado por membros do governo grego e por representantes dos credores do país (UE, FMI e BCE) examina as opções para uma rápida recapitalização bancária, após as eleições de 20 de setembro - anunciou o Ministério grego da Economia nesta terça-feira.

"O Ministério da Economia, em colaboração com o Banco da Grécia, decidiu nesta terça, 8 de setembro, instalar um grupo de trabalho sobre a recapitalização dos bancos", informa a nota.

"Nessa equipe, intervirão juristas e especialistas das instituições", acrescenta o comunicado, referindo-se aos representantes dos credores com os quais a Grécia concluiu, em julho passado, um terceiro plano de ajuda financeira de 86 bilhões de euros. A assistência foi concedida em troca da adoção de medidas de austeridade.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]A nota ministerial explica que o objetivo desse grupo é a criação rápida de um marco sobre essa recapitalização, para que o governo eleito em 20 de setembro "possa ter propostas concretas e possa tomar boas decisões".

Quase 25 bilhões de euros do plano de ajuda devem ser destinados à recapitalização dos bancos gregos antes do fim do ano, mas o montante necessário para essa operação pode depender das provas de resistência, as quais o Banco Central Europeu submeterá aos quatro bancos gregos antes do fim do mês.

Desde o fim de junho, a Grécia instaurou um controle de capitais para evitar o colapso de seu sistema financeiro e anunciou a realização de eleições legislativas antecipadas em 20 de setembro. O resultado dessas eleições deve permitir desbloquear a situação econômica do país estancada há meses, apesar de uma flexibilização progressiva do controle de capitais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação