Economia

Dilma convoca Junta Orçamentária para discutir as medidas de ajuste fiscal

De acordo com fontes ligadas ao Palácio, apesar de a reunião não estar na agenda oficial da Presidência e dos ministros, Dilma pretende trabalhar durante todo o fim de semana em propostas que garantam cortes no Orçamento de 2016

Rosana Hessel
postado em 12/09/2015 13:03
A presidente Dilma Rousseff chamou os membros da Junta Orçamentária neste sábado (12/09) para discutir as medidas de ajuste fiscal que deverão ser anunciadas na próxima segunda-feira, após a reunião de coordenação política. Ela convocou os ministros da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa; da integração nacional, Gilberto Occhi; e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para definir os cortes adicionais no Orçamento de 2016, que foi enviado há duas semanas ao Congresso Nacional com um rombo de R$ 30,5 bilhões.



Esse orçamento deficitário demonstrou falta de controle do governo nos gastos públicos e foi o fator decisivo para que a agência de classificação de risco Standard & Poor;s rebaixasse o país e retirasse o selo de bom pagador nos mercados internacionais na última quarta-feira (9/9). A perda do grau de investimento e a falta de uma resposta imediata do governo derrubaram ainda mais a já combalida bolsa brasileira e o real frente ao dólar e deixaram o mercado e o empresariado indignado.

De acordo com fontes ligadas ao Palácio, apesar de a reunião não estar na agenda oficial da Presidência e dos ministros, Dilma pretende trabalhar durante todo o fim de semana em propostas que garantam cortes no Orçamento de 2016, como venda de ativos públicos, renegociação de contratos de prestação de serviços e aumento de impostos para que seja enviado ao Congresso um adendo à proposta orçamentária.

A chefe do Executivo também deverá definir com Barbosa os detalhes da reforma administrativa, que prevê a redução do número de ministérios e de cargos comissionados e deve ser anunciada até o fim do mês. No entanto, especialistas veem com ressalva essa proposta porque ela pode ser apenas ;estética; e de pouco impacto fiscal. Pelas estimativas dados por técnicos do governo, é provável que essa redução de cargos e pastas represente uma redução de apenas R$ 900 milhões nas despesas da União.

Levy, Barbosa e Mercadante chegaram ao Palácio do Alvorada por volta das 11h e o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, já estava despachando com a presidente e as informações das agências de notícias são que ele não participaria da reunião da Junta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação