Economia

Banco Central da Rússia estuda realização de swap cambial com o real

Decisão ocorre no momento em que os dois países emergentes buscam se aproximar

Agência Estado
postado em 17/09/2015 09:33
A presidente do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, disse que a instituição estuda a realização de operações de swap cambial entre o rublo e o real para acordos comerciais, no momento em que os dois países emergentes buscam se aproximar. A autoridade não disse, porém, quando esse swap pode ocorrer.

[SAIBAMAIS]Nabiullina afirmou que o BC da Rússia permanece preparado para conter a volatilidade excessiva nos mercados financeiros, caso uma potencial alta nos juros nos EUA crie turbulências. "Se a taxa do Fed for elevada pela primeira vez em nove anos, isso deve causar um impacto de volatilidade nos mercados financeiros, disse ela. "Nós não esperamos muita volatilidade, mas se ela representar risco para a estabilidade financeira estaremos prontos para adotar os passos necessários e temos as ferramentas necessárias", afirmou.



Falando no intervalo de uma conferência bancária em Kazan, a autoridade afirmou que os mercados já precificaram a possibilidade de o Fed elevar os juros. A decisão do BC dos EUA sai após o fechamento dos mercados em Moscou.

Ainda na avaliação de Nabiullina, o rublo está perto dos "níveis de equilíbrio". O comentário geralmente sugere que o banco central não tem intenção de intervir no mercado cambial. Segundo ela, a moeda russa pode se firmar, caso o Fed eleve os juros. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação