Economia

Serasa prevê retração do PIB no 3º trimestre, após desempenho negativo

De acordo com economistas da Serasa Experian, o resultado sinaliza nova queda do PIB no terceiro trimestre de 2015

Agência Estado
postado em 17/09/2015 13:21
A economia brasileira recuou 0,3% em julho ante junho, já descontados os efeitos sazonais, mostra o Indicador Serasa Experian da Atividade Econômica divulgado nesta quinta-feira (17/9). De acordo com economistas da Serasa Experian, o resultado sinaliza nova queda do PIB no terceiro trimestre de 2015, o terceiro consecutivo de retração. Pelo indicador da empresa, o PIB brasileiro recuou 0,9% em maio e não variou em junho.

[SAIBAMAIS]"A retração da atividade econômica em julho é prenúncio de nova queda da economia no acumulado deste terceiro trimestre, o que aprofundaria ainda mais o atual quadro recessivo", avaliaram os economistas em nota à imprensa. De acordo com eles, a deterioração "ininterrupta" da confiança de empresários e consumidores, taxas de juros e de câmbio em ascensão e "gravíssimos" problemas no campo fiscal são as principais causas da performance "anêmica" da economia brasileira em 2015.



Pelo lado da oferta, apenas o setor de serviço registrou desempenho positivo em julho ante junho, de 0,2%. Indústria e agropecuária, por sua vez, recuaram 2,2% e 1,3% no período, respectivamente. Já do ponto de vista da demanda, todos os componentes tiveram retração em julho na variação mensal. O consumo das famílias caiu 0,1%, o do governo recuou 0,3%, investimentos diminuíram 0,1%, exportações, 5,7% e importações, 2,2%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação