Os Estados Unidos cresceram no segundo trimestre mais do que o previsto graças ao consumo das famílias, segundo uma terceira estimativa do departamento de Comércio divulgada nessa sexta-feira (25/9).
O PIB americano subiu 3,9% em ritmo anual e com dados corrigidos por variações sazonais, depois de uma expansão de 0,6% no primeiro trimestre. Analistas esperavam um crescimento de 3,7% como na segunda estimativa.
O crescimento do segundo trimestre reflete um gasto consistente das famílias, um aumento das exportações, maiores investimentos empresariais e um aumento dos gastos dos Estados e governos locais.
Os consumidores, tradicional motor da economia americana, aumentaram seus gastos em 3,6%, o maior percentual desde o último trimestre de 2014. Outro fator positivo é que os investimentos das empresas se aceleraram e cresceram 4,1% contra 3,2% da segunda estimativa, e apenas 1,6% no primeiro trimestre.
O governo publicará em 29 de outubro sua primeira estimativa de crescimento do terceiro trimestre. Nesse mesmo dia o Comitê de Política Monetária do Federal Reserve se reunirá para decidir sobre o aumento das taxas de juros. A maioria dos economistas esperam um crescimento de aproximadamente 2,5% para 2015 após os 2,4% do ano passado.