Economia

Após cinco anos, Japão celebra início de "novo século" na Ásia com o TPP

Apesar da China não integrar o acordo, Shinzo Abe mostrou a esperança de que Pequim o assine algum dia

Agência France-Presse
postado em 06/10/2015 08:13
Tóquio, Japão - O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou nesta terça-feira (6/10) que o acordo concluído por 12 países do Pacífico para criar a maior zona de livre comércio do mundo marca o início de um "novo século" para a Ásia. "Uma grande zona econômica surgirá (...) o TPP tornará nossas vidas mais prósperas", disse Abe após o anúncio do Acordo Transpacífico de Associação (TPP), depois de cinco anos de negociações.

Contêineres em terminal de carga no porto de Tóquio: Shinzo Abe saudou um acordo para criar a maior do mundo zona de comércio

"É o início de um novo século para a região Ásia-Pacífico", completou o chefe de Governo japonês, para quem o acordo significa "fundamentalmente fortalecer o império da lei nas atividades econômicas com o estabelecimento de um sistema econômico internacional livre, justo e aberto".



O TPP deve ser ratificado agora pelos países (Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura, Estados Unidos e Vietnã), que representam 40% da economia mundial. Apesar da China não integrar o acordo, Shinzo Abe mostrou a esperança de que Pequim o assine algum dia para aumentar a segurança regional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação