Economia

Nível de emprego caiu 1,7% em setembro, segundo pesquisa da CNI

Por outro lado, o faturamento real da indústria de transição cresceu no último mês

Vera Batista
postado em 03/11/2015 14:05
De acordo com os indicadores revelados por estudo da Confederação Nacional de Indústria (CNI), o nível de emprego caiu 1,7% em setembro em relação a agosto. Essa foi a maior queda mensal desde janeiro de 2003, quando começou a série histórica. O indicador de emprego em setembro já foi 7,9% menor que o de setembro de 2014, segundo a pesquisa. Também em setembro deste ano, a massa real de salários baixou 1,6% e o rendimento médio real dos trabalhadores recuou 0,3% frente a agosto.

Leia mais notícias em Economia


Por outro lado, o faturamento real da indústria de transição cresceu 1,2% em setembro na comparação com o mês anterior. Foi o segundo mês consecutivo de alta do indicador. Mesmo assim, isso não sugere que a indústria recuperou as perdas registradas ao longo de 2015, de acordo com a pesquisa. Na comparação com setembro de 2014, o faturamento teve queda de 8,4%.

As horas trabalhadas recuaram 0,7% em setembro, em comparação com o mês anterior. Comparada com setembro doa no passado, a queda foi de 12,4%. A utilização da capacidade instalada caiu para 77,7%, uma queda de 0,2 ponto percentual. Esse é o nível mais baixo desde janeiro de 2003.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação