Economia

Eurozona espera alcançar acordo com a Grécia até início da próxima semana

As negociações têm como principal entrave os embargos imobiliários. Os credores da Grécia exigem medidas para facilitar os embargos imobiliários

Agência France-Presse
postado em 09/11/2015 18:37

Bruxelas, Bélgica - A zona do euro espera alcançar até "o começo da semana que vem" um acordo com as autoridades gregas que permita a entrega de uma parcela de ajuda de 2 bilhões de euros prometidos a Atenas, disse nesta segunda-feira o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

"Solicitamos ao Euro Working Group (que reúne os diretores do Tesouro da zona do euro) que nos reencontremos no mais tardar na semana próxima para tratar da implementação de medidas na Grécia", afirmou Dijsselbloem durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas após uma reunião dos ministros da Economia da zona do euro.

Leia mais notícias em Economia

As negociações têm como principal entrave os embargos imobiliários. Os credores da Grécia exigem medidas para facilitar os embargos imobiliários, mas Atenas resiste e quer manter algumas disposições para proteger as famílias mais endividadas.

Entretanto, o ministro francês da Economia, Michel Sapin, disse nesta segunda à imprensa que um acordo com a Grécia é "perfeitamente possível".

Sapin disse que é "estranho exigir da Grécia mais do que existe nos países credores" e lembrou que na França e na Alemanha, assim como em outros países da zona do euro, há recursos à disposição das famílias endividadas ameaçadas de embargo.

"A Grécia faz esforços consideráveis e respeita escrupulosamente o acordo de 13 de julho", que evitou sua saída do euro, acrescentou o ministro francês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação