Economia

Alta de Taxa Referencial encarece prestação de imóveis

Até mesmo os contratos do Sistema de Amortização Constante (SAC), que prevê parcelas decrescentes, podem ficar mais caros de um mês para outro. Especialistas acreditam que aumento deve se manter

Rosana Hessel
postado em 22/11/2015 08:10
Quem tem financiamento habitacional deve ficar atento e reservar mais dinheiro para as parcelas. Com a alta dos juros, o valor da Taxa Referencial (TR), que corrige as prestações da casa própria, também subiu, prejudicando os mutuários, nas duas modalidades de empréstimo imobiliário, o Tabela Price e o Sistema de Amortização Constante (SAC), mais utilizado no mercado. Nos contratos pós-fixados, que são a maioria, a TR é somada mês a mês aos juros. A prática não é nova, mas como o valor era muito baixo, não pesava na conta como agora.

Nos financiamentos do SAC, em que as parcelas são decrescentes, pode ocorrer o contrário, se a TR continuar subindo. Foi o que aconteceu com a servidora Ana Maria Silva (nome fictício), que pediu anonimato. Em novembro, a prestação do apartamento em Águas Claras, financiado pelo Banco do Brasil, passou de R$ 2.342,10 para R$ 2.438,23, aumento de 4,1%. ;Me assustei porque achava que a prestação cairia todo mês porque contratei o empréstimo pelo SAC. Fui até o gerente e ele me disse que o valor subiu por causa da TR;, conta.

O economista José Dutra Vieira Sobrinho, professor de matemática financeira da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), destaca que esse aumento substancial da parcela da servidora não deve ter sido apenas a TR embutida. ;A taxa neste ano deve chegar a 2% e não justifica uma elevação desse tamanho. Devem ter incluído alguma outra coisa;, explica.

Procurado, o Banco do Brasil não quis comentar o caso específico, mas informa em nota que ;não há alterações, inclusões de despesas ou acréscimo de quaisquer tarifas após a contratação da operação;.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação