Economia

Levy sinaliza no conselho monetário que deixará o governo em breve

Para amigos, ele está fazendo a coisa certa, porque não conseguiu executar o trabalho que se propôs, que era fazer o ajuste fiscal, pois acabou tendo que enfrentar percalços colocados pelos próprio governo

Rosana Hessel
postado em 17/12/2015 20:18
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sinalizou aos integrantes do Conselho Monetário Nacional (CMN), durante a reunião desta quinta-feira (17/12), que não estaria na próxima reunião e agradeceu o trabalho do grupo. O tom de despedida foi interpretado pelos presentes, mas o Ministério da Fazenda não confirmou oficialmente a saída do titular da pasta.



Para amigos, ele está fazendo a coisa certa, porque não conseguiu executar o trabalho que se propôs, que era fazer o ajuste fiscal, pois acabou tendo que enfrentar percalços colocados pelos próprio governo.

A decisão de sair já foi tomada há algum tempo por Levy e ficou mais contundente nesta semana, em meio aos desencontro de opiniões entre governo e o ministro sobre a meta fiscal para 2017. Levy defendia 0,7% do Produto Intrno Bruto (PIB) e o governo queria menos. A equipe de Levy já está de debandada. O secretário-executivo, Tarcisio Godoy, e o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, já acertaram o desembarque da equipe de Levy nos próximos dias, conforme o Correio noticiou. No último dia 15, o secretário-executivo-adjunto, Fabricio Valle Dantas leite, foi exonerado a pedido porque vai fazer um doutorado na Universidade de São Paulo.

O Palácio do Planalto não confirmou a saída de Levy, muito menos a especulação de quem poderia substituí-lo. Os nomes cogitados pelos especialistas são: o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Armando Monteiro, e o diretor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), Luiz Guilherme Schymura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação