Vera Batista
postado em 26/12/2015 18:12
Vítimas da inflação, dos juros altos, do acesso restrito ao crédito e da desvalorização do real, os shoppings centers tiveram o pior Natal em 10 anos. As vendas caíram 1% em relação ao ano passado, de acordo com o diretor institucional da Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings (Alshop), Luis Augusto Ildefonso. Os dados, de uma pesquisa da Alshop em 150 empresas de varejo associadas, que reúnem 7,5 mil lojas no país, revelaram também que a insegurança em relação às medidas econômicas e o aumento do desemprego diminuíram a confiança dos empresários e dos consumidores.Segundo Ildefonso, ao longo do ano, as vendas totalizaram R$ 145 bilhões, uma alta nominal de 1,07% em relação a 2014. Porém, descontada a inflação, o faturamento 2,82%. A comercialização de móveis e artigos do lar registrou queda de 13,3%. Eletrodomésticos sofreram redução de 2% nas vendas, enquanto brinquedos e calçados ficaram estáveis em relação a 2014.
O setor de perfumaria e cosméticos foi o destaque positivo nas vendas de fim de ano, com alta nominal de 8%. Óculos, bijuterias e acessórios e vestuário também tiveram resultados positivos, com aumentos de 3% e 5%, respectivamente. Artigos de tecnologia e informação apontaram incremento de 1,7% e joias e relógios, de 3,2%. ;Para 2016, as vendas no primeiro semestre deverão ser iguais às do mesmo período de 2015, o que será considerado um resultado bom;, previu Ildefonso.
Aviso
Desde setembro, a Confederação Nacional da Indústria (CNC) estimou que o Natal de 2015 teria um péssimo desempenho, com perspectiva de ser um dos piores da última década. As estimativas eram de recuo de 4,1%, em relação a 2014. O resultado decorreria do desemprego maior.