Jornal Correio Braziliense

Economia

Consumidores poderão se transformar em produtores de eletricidade

Aneel aumenta prazo de compensação e desburocratiza o uso da energia produzida por consumidores para uso próprio. A partir de março, o crédito da geração excedente poderá ser usado por vizinhos e cooperativas, desde que vinculados à mesma distribuidora



Com as alterações na resolução, a Aneel espera melhorar as informações constantes nas faturas de energia, de forma a deixar mais claro o sistema de compensação e corrigir distorções no faturamento. Hoje, os créditos expiram em 36 meses e só podem ser usados em casas ou estabelecimentos comerciais do consumidor que produz a energia, abatendo as contas do titular com o mesmo CPF.

Compartilhamento
A partir de março, além do prazo para usar os créditos aumentar para 60 meses, será permitido o consumo compartilhado entre moradores de um mesmo prédio ou vizinhos, por exemplo, ou ainda consórcios e cooperativas. ;Desde que as unidades sejam atendidas pela mesma distribuidora, os locais podem estar distantes tanto da fonte de geração, quanto uns dos outros;, explica.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.