Economia

Criatividade pode garantir renda extra para os brasileiros durante a crise

Diante da piora da economia, não faltam exemplos de brasileiros que apelam para a criatividade para aumentar os rendimentos

Rosana Hessel
postado em 24/01/2016 07:35
Professor da UnB, Jorge Arbache explica que 64% dos gastos são com serviços, entre eles telefonia e dados

A recessão na qual o Brasil mergulhou, sem data certa para sair, está afetando em cheio a vida da classe média, principalmente daqueles que ascenderam com a estabilidade proporcionada com o Plano Real e a bonança econômica da década passada. Eles agora precisam se adaptar ao quadro de inflação em dois dígitos, que corrói a renda familiar. Diante da piora da economia, não faltam exemplos de brasileiros que apelam para a criatividade para aumentar os rendimentos e não perder o padrão de vida.

A garantia do dinheiro extra pode vir das conquistas dos últimos anos, quando as facilidades do crédito permitiram às famílias se equiparem com prestações a perder de vista. É o caso do autônomo Valdecir Feliz, 40 anos, que resolveu usar o forno elétrico que estava aposentado em casa para complementar a renda familiar principal, proveniente de compra e revenda de roupas. ;A crise bateu à minha porta e eu precisei de um plano B para ajudar nas contas de casa. Em 2014, as coisas estavam mais fáceis e adquiri vários eletrodomésticos. Nunca usei muito o forno, mas, ultimamente, ele tem sido útil;, conta.

Casado e com duas filhas, uma delas recém-nascida, ele vende salgados, bolos e sucos em pontos de ônibus. ;Eu arrecado R$ 90 por dia e, com esse dinheiro, pago as fraldas do meu bebê de dois meses, compro comida e reponho ingredientes para vender mais salgados no dia seguinte;, completa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação