Economia

Espanha anuncia crescimento de 3,2% da economia em 2015

No quarto trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,8% na comparação com o trimestre anterior, informa o INE em um comunicado

Agência France-Presse
postado em 29/01/2016 09:43
Madri, Espanha - A economia espanhola cresceu 3,2% em 2015, depois de 1,4% em 2014, o que confirma a consolidação da recuperação econômica do país após uma profunda crise, anunciou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

No quarto trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,8% na comparação com o trimestre anterior, informa o INE em um comunicado.

Os números correspondem às previsões do atual governo conservador.

A situação do emprego também melhorou no país em 2015, com uma queda recorde do número de pessoas desempregadas, mas o índice de pessoas sem trabalho continua muito elevado, 20,90%.

A quarta maior economia da zona do euro sofreu com cinco anos de recessão ou crescimento nulo até 2014.

Em sua estimativa preliminar, o INE não detalhas os motores do crescimento. Mas, de acordo com o Banco da Espanha, o país tem uma demanda interna dinâmica, um setor turístico muito forte, que representa quase 14% do PIB, e fatores externos como as taxas de juros reduzidas na Eurozona e a queda expressiva nos preços do petróleo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação