Economia

Bulgária vai apoiar Brasil em pleito por reforma das Nações Unidas

O presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, afirma que vai apoiar o Brasil

postado em 01/02/2016 15:08

Em visita ao Brasil, o presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, disse que vai apoiar a proposta brasileira para reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, ao se referir ao pleito do Brasil para que o conselho, formado por quinze membros (sendo cinco permanentes), tenha uma composição mais diversa.

Leia mais notícias em Economia

Plevneliev e a presidenta Dilma Rousseff se reuniram nessa manhã em Brasília e assinaram atos bilaterais nas áreas da previdência social e da ciência e tecnologia. Ao oferecer brinde durante almoço, o presidente búlgaro repetiu que vai trabalhar com ;empenho; para que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia seja firmado o mais rápido possível.

"A Bulgária apoiará o Brasil para que o conselho tenha representatividade mais ampla", afirmou o presidente. Ele disse que o governo búlgaro acredita em um ;comércio sem limites; e na ;competitividade;. Mais cedo, Dilma havia dito que o Brasil tem ;todo o interesse; em avançar nas negociações e na troca de ofertas entre os dois blocos.

De acordo com a presidenta, as parcerias firmadas entre os dois países na área da previdência beneficiará os trabalhadores brasileiros que moram na Bulgária, e os búlgaros que trabalham no Brasil. Ela destacou a possibilidade de haver novos campos de cooperação e conhecimento no setor de ciência e tecnologia.

;Há vontade política da Bulgária em promover uma parceria e uma cooperação especial com o Brasil, com as tônicas econômica e cultural;, disse Plevneliev. Participaram do almoço integrantes do governo da Bulgária e ministros brasileiros como Nelson Barbosa (Fazenda), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). Durante o brinde, Dilma fez votos de que os eventos da comitiva búlgara em Brasília e São Paulo deem ;impulso econômico; às tratativas entre os dois países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação